quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

jasmim-do-imperador


  • Nome Comum:jasmim-do-imperador, flor-do-imperador
  • Nome Científico:Osmanthus fragrans
  • Grupo:Arbustos
Cultivada pelo mundo afora graças ao perfume frutado de suas flores pequenas, que lembram um pouco o cheiro doce do damasco e do pêssego, é muito prestigiada na culinária chinesa. Lá é aproveitada em bolinhos doces, geleias e licores. Um chá perfumado, chamado Gui Hua Cha, é também muito apreciado. O curioso é que, segundo os indianos, os insetos não gostam muito dessa fragrância, usada por eles como repelente.
Mas, no Ocidente, os perfumes elaborados com os óleos extraídos desta flor, especialmente da variedade thunbergii, que carrega uma tonalidade dourada, são apreciadíssimos. O Cassini, o Oh La La de Azzaro, o Escapade, de Calvin Klein e o muito caro 1000, lançado por Jean Patou em 1972, são os mais conhecidos, entre os muitos que utilizam o aroma do Osmanthus.
Recomendo que esse arbusto de formato colunar, que é quase uma arvoreta, seja plantado orientado ao sol da manhã, em terrenos bem drenados e levemente ácidos. Localizado na entrada de uma residência poderá oferecer sua doçura que tanto encantava Dom Pedro II.
Sinônimos estrangeiros: sweet olive, tea olive, fragrant olive, fragrant tea olive, cassia flower, cinnamon flower (em inglês); huã do gu, guìhua,'city flower' of Hangzhou, (em chinês); kinmokuse (em japonês); silang (em India).
Família: Oleaceae.
Características: arbusto lenhoso.
Porte: 4,00m a 7,00m.
Fenologia: primavera, verão, outono.
Cor da flor: creme, muito perfumada. Existem cultivares amarelos e alaranjados.
Cor da folhagem: verde escuro.
Origem: Himalaia, China, Taiwan e sul do Japão.
Clima: subtropical/temperado.
Luminosidade: meia-sombra, sol.
Autor: Raul Cânovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário